quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Criaturas Mágicas: O Basilisco

O Basilisco é uma criatura que está presente em diversas cultuas antigas. Temos várias descrições possíveis, que vão desde a aparência até habilidades. Porém somente o Basilisco de Harry Potter nos interessa.


O Basilisco é uma serpente imensa, com vários dentes afiados na boca. O primeiro basilisco foi criado pelo mago grego Herpo, o Sujo. Ele descobriu que um ovo de galinha chocado por um sapo gera um basilisco. 
Como são serpentes, ofidioglotas conseguem conversar com eles. Desde a Idade Média, a criação de basiliscos é proibida. Por isso o único mostrado na série foi o basilisco que estava na Câmara Secreta, em Hogwarts, e se movia pelos canos, sendo desconhecido até mesmo do diretor. O Ministério da Magia os classificou com "XXXXX" que significa "impossível de ser domesticado", e o nível máximo em periculosidade.
Possuem o poder de matar qualquer um que olhar diretamente em seus olhos. Mas se o olhar foi indireto (em um reflexo, por exemplo) o efeito será diferente, uma petrificação. Além desse poder, possuem um veneno letal, tão poderoso que pode ser usado para destruir uma Horcrux. Sua pele é muito resistente, e aparentemente seus olhos são o seu ponto fraco. Podem viver vários anos, inclusive há relatos de que o exemplar de Herpo viveu por volta de 900 anos.
São temidos pelas aranhas, até mesmo pelas gigantes. E só temem o canto de galo. O motivo é desconhecido.


Em Harry Potter e a Câmara Secreta o Basilisco de Hogwarts aparece como um antagonista, a mando da lembrança revivida de Tom Riddle (Lord Voldemort). Ele havia petrificado alguns alunos, até que Harry foi até a Câmara Secreta salvar Gina. Fawkes, a fênix de Dumbledore, cegou o Basilisco com suas garras, porém ela ainda se orientava pelos outros sentidos. No fim acaba sendo morto por Harry usando a espada de Godric Gryffindor.
Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Harry, Rony e Hermione voltam a Câmara e encontram os restos mortais do Basilisco, a fim de obter seu veneno para destruir as Horcruxes.



Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário